<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

domingo, outubro 10, 2004

Holländerstädtchen Friedrichstadt 



Escondida nas orlas dos bosques que circundam o rio Eider encontra-se Friedrichstadt, a cidade mais holandesa de toda a Alemanha. Quando se chega à estação de comboios da cidade pensamos que nos pregaram uma bela partida. Olhamos para todos os lados e só se avista árvores e riachos. A custo lá encontramos uma estrada que teimosamente seguimos. Após 10 minutos de caminhada por entre os bosques avistamos finalmente uma torre de uma igreja. Valeu a pena acreditar… Afinal sempre existia uma cidade ali. Mas porque a escondem tanto?



A resposta foi dada logo que atingimos a primeira rua de Friedrichstadt. Parece que viajamos no tempo… As casas são na sua maioria do séc. XVII, as ruelas estreitas, as pessoas a pescarem, a andarem de bicicleta, a conversarem à porta de um estabelecimento qualquer, ou sentadas num banco junto a um dos muitos canais que cruzam a cidade. O som ambiente não é das businas e dos motores, mas sim das centenas de corvos que sobrevoam toda a localidade. Apenas a presença de algumas lanchas ou de carros estacionados nos chama à realidade. Paz, calma e um glamour próprio de uma cidade de outros tempos é o que melhor caracteriza Friedrichstadt.



Os nativos falam uma espécie de alemão misturado com um holandês arcaico (ainda assim percebível) e olham para nós como estranhos, como alguém que ousou descobrir o segredo, a cidade mágica, que teimam em guardar longe do mundo moderno, ali bem na margem do Eider, o maior rio do norte da Alemanha.



Vagueando pela cidade, pelas suas praças e canais percebemos porque lhe chamam Holländerstädtchen. De facto eu, se não soubesse onde estava, diria que Friedrichstadt era uma pequena cidade histórica holandesa…

A. Narciso @ domingo, outubro 10, 2004

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer